quinta-feira, 3 de novembro de 2011

Falando francamente sobre TV 3D


Ta aí um assunto que muitos temem e pode ser o seu pesadelo amanhã caso você tenha acabado de comprar uma TV 3D por impulso ou porque estava na promoção. Há certos pontos a serem tratados e todos eles merecem respeito. Por isso vamos começar devagar sem atropelar nada e tentar esclarecer a todos como funciona e quais as principais características de uma TV 3D hoje em dia.



Claro que existem modelos e modelos rodando por aí, se você for a alguma Casas Bahia por exemplo, encontrará uma boa diversidade de modelos para todos os gostos e tamanhos, literalmente.
Quero deixar bem claro que não estou discutindo qual TV é melhor por ter mais funções ou coisa do tipo, estou apenas tentando dedilhar um pouco sobre TV 3D, esse é o assunto, se você veio aqui falar que aquele modelo é melhor porque tem internet pode se considerar excluído da conversa. O assunto é TV 3D e nada mais.

Começando pela qualidade de imagem de uma TV 3D, todas elas são iguais, o efeito 3D pode e será visualizado em todas elas caso você possua dois olhos, se você não tem dois olhos, não poderá desfrutar do efeito 3D dessas TVs, essa é a cruel realidade, elas exigem os seus dois olhos e não apenas um.



Enfim, coisas podem acontecer com uma TV 3D, como por exemplo, um fantasma do ator do filme que você está assistindo pode aparecer na tela, você se perguntará: ‘que !@#$ é essa?’. Calma é muito simples explicar, primeiro precisamos saber que existem dois tipos de TVs 3D e saber como o cada um funciona.



Existe um tipo de TV 3D que utiliza uma tecnologia chamada ativa, esta tecnologia exige óculos com baterias que precisam estar sincronizados com a TV, existe também o tipo de TV 3D que utiliza a tecnologia passiva, que não exige óculos com baterias e não precisa de sincronização com a TV. Este método de TV 3D passiva é o mesmo utilizado nos cinemas 3D que encontramos Brasil a fora.



Voltando ao fantasma do ator, aquilo é provocado graças a tecnologia ativa, que precisa dessa sincronização com a TV, é basicamente assim: você nunca olhará a tela de uma TV 3D ativa através dos óculos com os dois olhos de uma vez (entenda porque é necessário possuir dois olhos), o óculos ativo abre e fecha as lentes rapidamente, deixando passar um único frame de cada vez para cada olho, enquanto um olho vê o outro não vê, o resto do processo para o efeito 3D quem faz é o seu cérebro.



Sabendo disso já podemos continuar com o ator fantasma, na verdade houve um vazamento de imagem para um olho errado, o que acabou de quebrar o efeito que deveria ser 3D e passou a ser apenas um rastro daquele ator. Deu pra sacar? A sincronia quebrou.



Existem outros problemas envolvendo uma TV 3D ativa, um efeito que te causa mal estar, chamamos este efeito de flicker, ele é o grande vilão das TVs 3D da categoria ativa. Se você possuir uma lâmpada fluorescente na sua sala de TV, pode trocá-la imediatamente, você irá ficar tonto e com enjôos devido ao abre e fecha das lentes e o piscar da lâmpada. Veja um exemplo de flicker nesse vídeo.


Outro fator importante para se analisar em uma TV 3D é a taxa de atualização da tela, algumas dizem ter 240Hz mas este número não é real. Na verdade, com a necessidade de dividir as imagens para cada olho nos óculos e não na tela da TV, as TVs 3D convencionais utilizam 4 frames para conseguir produzir apenas uma imagem em 3D. Entenda que irá um frame para o olho esquerdo, um frame sem imagem para esperar o fechar e abrir dos óculos, um frame para o olho direito e outro frame para esperar os óculos. Desse modo, 4 frames formam uma única imagem 3D, sendo assim 240/4=60. Bonito isso?



Já uma TV 3D com tecnologia passiva, mais precisamente uma com tecnologia FPR não divide os frames nos óculos, tudo acontece na TV graças ao polarizador e os óculos polarizados para receber as duas imagens em apenas um frame. Sendo assim os 240Hz são 240 frames de verdade para você poder ver e não existem frames blacks o que garante um brilho maior para as imagens também.


Não pense que você poderá comprar uma TV 3D, colocar na sala, deitar e assistir em 3D. Você nunca fará isso pois é impossível a percepção de uma imagem 3D sem estar corretamente alinhado com a TV. Isso vale para os dois tipos de TVs, ativa e passiva. Na passiva é possível inclinar um pouco a cabeça, de modo que você possa estar encostado em uma posição confortável e não é necessário estar totalmente de frente com a tela. Na ativa é preciso estar corretamente posicionado de frente com a tela, qualquer movimento de inclinar a cabeça acabará com o efeito 3D na hora. Por isso se você é preguiçoso e só assiste TV deitado, esqueça esta tecnologia.


Como este assunto já está ficando um pouco extenso e já abordamos as principais características de uma TV 3D, vamos encerrar por aqui. Lembrando que uma TV 3D é cara, por isso pense bem antes de comprar uma para não se arrepender depois.

0 comentários:

Postar um comentário