terça-feira, 6 de dezembro de 2011

Maquina de fritura sem uso de óleo


Na IFA 2010, nós testamos a AirFryer da Philips, máquina de fritar guloseimas diversas sem óleo. Ela chega agora ao mercado brasileiro pela Walita, que responde pelos home appliances da marca, ao lado de mais algumas coisinhas – incluindo ferros de passar que prometem não manchar ou queimar as roupas.



Em branco com detalhes em cinza (lá fora, vimos a preta), com uma cesta vazada com divisória e uma forma antiaderente como acessórios, a AirFryer usa a circulação de ar quente para preparar a comida. Na versão brasileira, ela é acompanhada por um livro de receitas elaborado pelo serviço de personal chef Dedo de Moça “para mostrar que é possível fazer também pratos e assados além de batatas fritas ou nuggets”, nas palavras da Philips.

Para usar a fritadeira, basta puxar a gaveta, colocar o alimento e ajustar o timer para até 30 minutos – a sugestão do tempo de preparo de cada tipo de guloseima está impressa ao lado do botão, mas é possível abrir a gaveta durante o processo para verificar se a coisa está indo bem.

Os alimentos que vêm sem um pingo de gordura na massa (por exemplo, empanados preparados em casa ou legumes e carnes in natura) precisam de meia colher de sopa de óleo para ficar crocantes. Um dia ainda a gente vai testar isso para ver se seria tão problemático assim abrir mão desse recurso.

Coisas importantes de dizer: a bichinha não solta cheiro ou fumaça, e se você fritar dois alimentos ao mesmo tempo, aparentemente um não absorve o gosto/cheiro do outro – isso não aconteceu no teste fritas + nuggets feito durante a apresentação. Ah, e pelo menos no caso das batatinhas congeladas, elas realmente ficam tão crocantes quanto se tivessem sido imersas em óleo quente.

0 comentários:

Postar um comentário