quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Programa deixa cor do rosto de personagens mais real

Um desafio constante dos animadores é deixar o rosto de suas personagens cada vez mais próximo do real. Um novo programa desenvolvido por pesquisadores torna possível mudar a coloração da pele das pessoas que aparecem na animação, tornando o trabalho mais realista.
A cor do rosto muda conforme a concentração de melanina na pele, as expressões faciais, a situação emocional e o fluxo sanguíneo da região. A quantidade de bebidas ingeridas, os exercícios físicos e a exposição do rosto em lugares quente ou frios também têm efeito sobre essa cor.

O pesquisador Tim Weyrich e sua equipe da Universidade de College London, no Reino Unido, registraram imagens do rosto de voluntários usando um equipamento que mede o quanto a luz é difundida e absorvida pela pele.

As mudanças de cor foram gravadas, segundo a revista científica New Scientist, à medida que os participantes do estudo mostravam diferentes expressões faciais logo após subir e descer nove lances de escada e depois de beber um gole de cerveja.

A equipe de estudiosos catalogou todas as mudanças para ter um modelo de como acontecem as mudanças na cor da pele do rosto.

Um programa que armazena todos esses dados foi criado para deixar a face de uma personagem mais real. Basta escolher pontos em seu rosto e definir a atividade ou emoção que ela está sentindo e, automaticamente, as cores são ajustadas.

Fonte: R7

0 comentários:

Postar um comentário