sexta-feira, 10 de setembro de 2010

Metrô de Paris irá utlitizar calor das pessoas para aquecer prédio



Usuários do metrô parisiense serão fonte de calor para moradores de um prédio vizinho.
O calor gerado pelo corpo dos passageiros do metrô de Paris será utilizado para o aquecimento de um prédio próximo a uma de suas estações. O sistema irá aproveitar uma ligação existente com o prédio, mas não deve se tornar padrão no transporte subterrâneo parisiense.
O calor emitido pelos corpos dos usuários e gerado pelo movimentos dos trens será capturado e transportado até trocadores de calor no prédio. Um fluxo de ar passará pelos trocadores e o ar aquecido subirá por tubulações até os apartamentos.
O calor médio emitido por cada usuário é de 100 watts e, juntamente com o calor do movimento dos trens, mantém uma temperatura média de 14 a 20 graus Celcius durante todo o ano nos túneis. Assim, o sistema deverá aquecer 17 apartamentos e deve diminuir as emissões de carbono em um terço, se comparado com o sistema convencional de caldeira, explica o site Pop Sci .
O prédio em questão está localizado na rua Beaubourg e passa por uma revitalização, adotando um caráter mais verde, conta o site Planet Ark . O sistema será lançado ainda este ano e deverá entrar em funcionamento no início de 2011.
Por mais que seja uma invenção interessante, pode ser estranho pensar que existe algum apartamento sendo aquecido com o calor do seu corpo. Pior: pensar que seu apartamento está sendo aquecido com o calor dos corpos de milhares de estranhos.
Mas, para aqueles que ficaram assustados com a situação, o Metrô de Paris garante que o projeto é algo único e aproveita a existência de uma conexão entre a estação e o prédio. Porém, construir esta ligação entre outras estações e outros prédios seria muito caro.

1 comentários:

Postar um comentário