Um vídeo brasileiro foi selecionado para a semifinal do "YouTube Play”, um concurso organizado pelo museu Guggenheim e pelo YouTube cujo objetivo é descobrir e destacar o trabalho de artistas que trabalhem com vídeo on-line. As 20 vagas na final serão disputadas por 125 produções, que inclui outros quatro trabalhos da América Latina.
O vídeo brasileiro selecionado, "Birds on Wires”, foi realizado por Jarbas Agnelli, da AD Studio. Segundo informações da descrição do vídeo no YouTube, a ideia surgiu quando ele estava lendo um jornal e viu uma foto de pássaros que estavam em cabos de eletricidade. Ele decidiu fazer uma música usando a localização dos pássaros nos cabos, como se fossem notas musicais.
“Eu sabia que a ideia não era a mais original do universo. Eu estava apenas curioso para saber que melodia os pássaros estavam criando naquela foto”, disse.
Do Chile, Joaquín Cocina Varas se classificou com a obra "Luis", enquanto o representante de Porto Rico na semifinal é o curta "Screen Action", de George C. Natal Baez. Duas obras mexicanas também foram selecionadas: "Kibble Kat", de Daniela Farrera; e "The Light Pressure of a Thought", de Paula Assadourian.
Os 125 vídeos podem ser vistos no canal YouTube Play e nas quatro sedes do museu de arte contemporânea Guggenheim: Nova York (EUA), Bilbao (Espanha), Berlim (Alemanha) e Veneza (Itália). A equipe de curadoria do Guggenheim foi encarregada de selecionar os semifinalistas a partir de 23 mil participantes de 91 países. A escolha dos finalistas ficará a cargo de um júri que será presidido por Nancy Spector, conservadora chefe e subdiretora da Fundação Solomon R. Guggenheim.
Os 20 finalistas serão conhecidos em um evento no dia 21 de outubro, no Museu Guggenheim de Nova York. Entre os dias 22 e 24, os vídeos poderão ser vistos pelo público em uma sala no centro nova-iorquino, assim como no canal do YouTube Play.
0 comentários:
Postar um comentário