segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Quem inventou a máquina de lavar?

Na verdade existem diferentes versões e datas a respeito de quem realmente tenha inventado a lavadora de roupas.
Nós sabemos que antes existiam formas alternativas de se lavar roupas como, por exemplo, a mão, em rios, em tinas de madeira e também em tanques. Após a revolução industrial surgiram algumas patentes no século XIX, na qual as mulheres européias colocavam a roupa suja em uma caixa de madeira rotativa, foi daí que se criou a idéia de máquinas de lavar roupa.
O verdadeiro inventor não pode ser apontado ao certo, pois existem diferentes versões, mas o primeiro indicador de quem é o real inventor surgiu em 1797. Nathaniel Briggs recebeu uma patente da máquina de lavar, porém mais tarde no final do século XVIII, Ferguson Hardie mostrou um esboço de máquina de lavar manuseada a manivela. A primeira máquina se popularizou e foi ainda mais eficiente no século XX, com a ajuda do motor elétrico.
Mesmo não tendo plena certeza de quem fez esse bem a humanidade naqueles tempos, nós agradecemos pela invenção. Hoje em dia é impossível imaginar como viveríamos sem muitas coisas, e a máquina de lavar faz parte disso. Ao longo dos anos notamos que foram acontecendo diversas evoluções chegando às tecnológicas maquias atuais.
As máquinas modernas possuem atualmente dois modelos básicos, com abertura frontal ou abertura superior. A com abertura superior (Top Load) tem benefícios como interromper a qualquer momento o funcionamento e não é preciso abaixar a coluna para retirar ou colocar as roupas, as com porta frontal (Front Load) são mais silenciosas, não agridem as roupas fazendo com que as mesmas durem mais tempo e economize muito mais água que a lavadora com abertura superior.

2 comentários:

Impressionante como a tecnologia cresce, só pela imagem ja se ve a diferença incrivel, muito linda essa máquina preta, deve ser perfeita.

Incrível.:D Adorei sua postagem e compartilhei no facebook.Antigamente o trabalho da dona de casa era bem cansativo,imagina lavar a roupa na mão,aqueles casacos,nossa..o.o Viva a tecnologia.
Acho que essa máquina não torcia a roupa..srs Tem um outro modelo,que tinha uns rolinhos pra torcer,a base da manivela.hehhee Um tanquinho.srs
srsrs Seu blog é excelente.^^

Postar um comentário